top of page
AN-logo SITE2.png

Conheça o espelho inteligente que cuida da saúde.

Olhar-se no espelho é praticamente automático, sempre que vemos um cismamos em olhar nossa imagem refletida. Imagine ter um espelho inteligente que avalia sua saúde só de “olhar” para a sua cara? Graças à ciência e aos avanços tecnológicos, os espelhos do futuro serão assim, e ainda vão conversar com você e te dar conselhos de saúde.

Um grupo de pesquisadores europeus está trabalhando com o chamado “Wize Mirror” (trocando o “z” por “s”, wise significa sábio), um espelho que será um excelente aliado para cuidar da saúde, detectando problemas e prevenindo doenças. Este espelho funciona mediante o reconhecimento fácil e sua tecnologia “smart” detecta certos sinais que podem ser sintomas de problemas de saúde.

Embora pareça um simples espelho, o Wize Mirror é na realidade um scanner superdesenvolvido capaz de realizar medições em 3D, buscando sinais faciais que vão desde a palidez do rosto até a oxigenação do sangue.

Ele também analisa a respiração do usuário. Uma vez que o espelho fez seu trabalho, combina os resultados obtidos e o usuário recebe um número que representa a sua saúde, além de informações específicas sobre possíveis problemas detectados.

O espelho do futuro ainda está em processo de desenvolvimento e prestes a ter seu primeiro protótipo. Importantes engenheiros da Itália, França, Suécia, Inglaterra e Noruega, entre outros, trabalham em conjunto no Projeto SEMEOTICONS que, com apoio financeiro da União Europeia, estão construindo o Wize Mirror.

Dentre as coisas que o Wize Mirror levará em conta na hora de fazer o scanner 3D do rosto do paciente estão: expressão facial, palidez, oleosidade, vermelhidão, etc. Graças a um sensor de gás que analisa a respiração, é possível detectar se a pessoa é alcoólatra ou fumante. Com os dados obtidos, o Wize Mirror rapidamente pode estimar a oxigenação do sangue, ritmo cardíaco, estresse e depressão, entre outras coisas. Tudo isto em um minuto. Apesar de o espelho ser bastante avançado, ele não substitui um médico. A ideia é que o usuário perceba a hora de visitar um médico de acordo com as medições que recebe. Os cientistas por trás do projeto SEMEOTICONS asseguram que o uso deste dispositivo servirá para economizar dinheiro dos sistemas de saúde, já que a detecção precoce de possíveis doenças evita mais gastos no tratamento de doenças crônicas.

Esse texto foi originalmente publicado no site http://www.batanga.com.br

Últimas postagens
Postagens recentes
Arquivos
Search By Tags
bottom of page